Alunos da Escola Estadual São Joaquim realizam a exposição “Faces da Terra”

O Programa Polos de Cidadania da UFMG apoia iniciativas que visam compartilhar o conhecimento a partir do diálogo entre os diferentes saberes. A partir desta perspectiva, a equipe do Programa Polos em Conceição do Mato Dentro auxiliou na montagem da exposição “Faces da Terra”, com trabalhos dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual São Joaquim, em Conceição do Mato Dentro.

A exposição é resultante dos trabalhos feitos pelos alunos e incentivados pela Professora Virgínia, que ministra aulas de Geografia no município.

Programa Polos de Cidadania e Emater (escritório de Dom Joaquim) estabelecem parceria para capacitações do projeto Estamparia 06 (seis) meninas da comunidade de São José da Ilha

O Programa Polos de Cidadania da UFMG e o Escritório da Emater [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais] de Dom Joaquim estabelecem parceria para acompanhamento, apoio especializado e formação continuada da Estamparia Seis Meninas – Projeto aprovado e apoiado pelo Programa de Apoio a Projetos da Região Central - PROAP Central (edital 001/ 2018).

Projeto Inclusão Jovem e Estruturação da Rádio Folheta FM realiza no próximo sábado dia 09/02 oficina de audiovisual e fotografia

No próximo sábado, dia 09 (nove) de fevereiro, o “Projeto Inclusão Jovem e Estruturação da Rádio Folheta FM”, apoiado pelo Programa Polos de Cidadania da UFMG, por meio do Programa de Apoio a Projetos da Região central (PROAP Central), realizará, junto aos jovens integrantes do Projeto e aos colaboradores da rádio, a oficina de audiovisual e fotografia.

Festa de São Sebastião: um patrimônio cultural de Dom Joaquim e região

Por Maria Cecília Alvarenga

Uma homenagem do Programa Polos de Cidadania da UFMG à celebração de São Sebastião

São Sebastião, segundo a tradição católica, é o Santo protetor contra a peste, a fome e a guerra. Sua celebração é tradicional não apenas em Dom Joaquim, mas em toda a região. Assim como aqui, outros municípios, como Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro e Sabinópolis, também realizam a tradicional novena e celebram, em vinte de janeiro, a festa do Santo.

Programa Polos de Cidadania recebe inscrições para torneio de futsal em Dom Joaquim

Em apoio à ONG Comunitária Esportiva de Dom Joaquim, de modo a auxiliar a realização de atividades culturais e esportivas municipais, o Programa Polos de Cidadania receberá, até o próximo dia 06 (seis) de fevereiro, inscrições para o II Torneio de Futsal Masculino Municipal de Verão, na modalidade adulta, em Dom Joaquim.

Projeto Inclusão Jovem e Estruturação da Rádio Folheta FM realiza no próximo sábado dia 02/02 oficina de produção de textos jornalísticos e linguagem sonora

No próximo sábado, dia 02 (dois) de fevereiro, o “Projeto Inclusão Jovem e Estruturação da Rádio Folheta FM”, apoiado pelo Programa Polos de Cidadania da UFMG, por meio do Programa de Apoio a Projetos da Região central (PROAP Central), realizará, junto aos jovens integrantes do Projeto e aos colaboradores da rádio, as oficinas de produção de textos jornalísticos e de transformação de textos escritos em linguagem sonora para conteúdo radiofônico.

Programa Polos de Cidadania realiza curso de produção e gestão de projetos para os coletivos do PROAP

Nos dias 07 e 08 de novembro, a equipe do Programa Polos de Cidadania realizou uma oficina de produção e gestão de projetos direcionada aos proponentes dos
projetos acompanhados pelo Programa Polos nos municípios de Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim.

No dia 07 de novembro, a atividade ocorreu na sede do Programa Polos em Conceição do Mato Dentro e, no dia 08 de novembro, no Sindicato dos Produtores
Rurais em Dom Joaquim.

Indicadores Cáritas

Indicadores Polos

III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente mobiliza estudantes e comunidades de Conceição do Mato Dentro

No dia 31 de outubro, 4a feira, aconteceu na Escola Municipal José Aniceto Costa a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro, promovido pelo CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro e Programa Polos de Cidadania da UFMG reuniu um público acima de 200 pessoas, sendo várias crianças, adolescentes, jovens, pais, educadores, profissionais que trabalham com este segmento etário e comunidade em geral da sede e dos distritos.

Seminário do ENEM mobiliza estudantes dos cursinhos populares de Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim

Nos dias 26 e 27 de outubro, os cursinhos populares Paulo Freire e Dom Joaquim - ambos projetos aprovados no Edital PROAP - se reuniram tendo
por objetivo discutir caminhos de inclusão e acesso à universidade.

Dezenas de estudantes participaram de uma roda de conversa na 6ª feira em Dom Joaquim com representantes do Instituto Equale, dos Cursinhos Populares Doar Educa e Humanizar, bem como do Observatório da Juventude da UFMG.

Projeto Ligeirinho encerra com atividades nas escolas municipais

As atividades do Projeto Ligeirinho, aprovado no Edital PROAP 2017; proposta que consiste em aulas de atletismo para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; encerra suas ações no ano de 2018 com as ações nas Escolas Municipal José Aniceto e João Lima.

Nos últimos dias 26 e 29 de outubro, as crianças receberam uma oficina na qual puderam exercitar um pouco sobre as aulas de atletismo.

Projeto Conselho Musical encerra suas atividades com apresentações no CRI e no Hospital Municipal

Os alunos do Projeto Conselho Musical, aprovado no Edital PROAP 2016; encerrou suas atividades com apresentações em Conceição do Mato Dentro: no dia 30 de outubro, eles se apresentaram para os funcionários e pacientes do Hospital Municipal e, no mesmo dia, o grupo se apresentou no CRI- Centro de Referência do Idoso para os grupos atendidos pela instituição.

A proposta, a partir de agora, é que o grupo possa dar continuidade às aulas no próximo ano, por meio de outras fontes de financiamento.

Páginas

Subscrever Controle Transparente RSS